sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

HO'OPONOPONO

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Foi também no curso de Formação Holística da UHB - Universidade Holística do Brasil, que ouvi falar pela primeira vez do Ho'oponopono, um processo havaiano de cura que parte do princípio de que você é 100% responsável por tudo o que está na sua vida, simplesmente porque está na sua vida. Aceitar isso não é uma coisa fácil porque toda vez que temos um problema, o primeiro pensamento é procurar alguém ou alguma coisa para culpar, isso é instintivo, quase sempre procuramos fora de nós a origem de nossos problemas. Veja o texto Sobre Responsabilidade, aqui.

Quando conheci a história do Dr. Len, um terapeuta que curou um pavilhão inteiro de doentes mentais perigosos no Hospital do Estado do Havaí, apenas utilizando a técnica Ho'oponono, fiquei fascinada e intrigada ao mesmo tempo. Logo comecei a praticar e a buscar cada vez mais informações a respeito do assunto. Ho'oponopono fala de responsabilidade, de perdão e de amor. Ho'oponopono serve para limpar as memórias dolorosas que temos em relação a algumas pessoas, lugares ou coisas, recordações dolorosas que compartilhamos com essas pessoas, lugares ou coisas e que ficam se repetindo como problemas em nossas vidas. Pronunciando essas quatro frases - Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.-, você pede a Deus que limpe essas memórias e liberte a energia geradora de dor; então, ao apagar as memórias, a energia é transmutada em luz e você se sente livre e em paz, sem necessidade de saber de quem é a culpa, sem precisar entender o porquê do problema. Basta pedir à Divindade que limpe em você o que possa estar contribuindo para gerar aquele problema, pedir para que a Divindade limpe e purifique a origem do problema, que são as recordações e memórias compartilhadas.

Para que você entenda melhor o processo, transcrevo um artigo de Joe Vitale - autor de livros sobre o tema - escrito em 2006 e divulgado na internet:

HO'OPONONO - por Joe Vitale
Há dois anos ouvi falar de um terapeuta no Havaí, que curou um pavilhão inteiro de pacientes criminais insanos sem sequer ver nenhum deles. O psicólogo estudava a ficha do preso e, em seguida, olhava para dentro de si mesmo, a fim de ver como ele havia criado a enfermidade dessa pessoa. À medida que ele melhorava, o paciente também melhorava.
A primeira vez que ouvi essa história pensei tratar-se de alguma lenda urbana. Como podia alguém curar a outro, somente através de curar-se a si mesmo? Como podia, ainda que fosse o mestre de maior poder de auto cura, curar a alguém criminalmente insano?
Não tinha nenhum sentido, não era lógico, de modo que descartei essa história. Entretanto, a escutei novamente um ano depois. Soube que o terapeuta havia usado um processo de cura havaiano chamado "Ho'oponopono".

Nunca ouvira falar dele, no entanto não conseguia tirá-lo de minha mente. Se a história era realmente verdadeira, eu tinha que saber mais.
Sempre soubera que total responsabilidade significava que eu sou responsável pelo que penso e faço. O que estiver além, está fora das minhas mãos. Acho que a maior parte das pessoas pensam o mesmo sobre responsabilidade. Somos responsáveis pelo que fazemos e não pelo que fazem os outros. O terapeuta havaiano que curou essas pessoas mentalmente enfermas me ensinaria uma nova perspectiva avançada sobre o que é total responsabilidade.
Seu nome é Dr. Ihaleakala Hew Len.

Resultado de imagem para dr. len imagem
Imagem da internet
 
Passamos, provavelmente, uma hora falando em nossa primeira conversa telefônica. Pedi-lhe que me contasse toda a história de seu trabalho como terapeuta. Ele explicou-me que havia trabalhado no hospital do Estado do Havaí durante quatro anos. O pavilhão onde encerravam os loucos criminais era perigoso. Em regra geral, os psicólogos se demitiam após um mês de trabalho ali, e a maior parte do pessoal do hospital ficava doente ou se demitia.
As pessoas que passavam por aquele pavilhão simplesmente caminhavam com as costas contra a parede, com medo de serem atacadas pelos pacientes. Não era um lugar bom para viver, nem para trabalhar, nem para visitar. O Dr. Len disse-se que nunca viu os pacientes. Assinou um acordo para ter uma sala no hospital e revisar os seus prontuários médicos. Enquanto lia os prontuários, ele trabalhava sobre si mesmo.
E enquanto ele trabalhava sobre si mesmo, os pacientes começaram a curar-se.
"Depois de poucos meses, os pacientes que estavam acorrentados receberam a permissão para caminharem livremente", disse-me.
"Outros, que tinham que ficar fortemente medicados, começaram a ter suas medicações reduzidas. E aqueles que não tinham jamais qualquer possibilidade de serem liberados, receberam alta".
Eu estava assombrado.
"Não foi somente isso", continuou, "até o pessoal começou a gostar de ir trabalhar. O absenteísmo e as mudanças de pessoal desapareceram. Terminamos com mais funcionários do que necessitávamos, porque os pacientes eram liberados e todo o pessoal vinha trabalhar. Hoje, aquele pavilhão do hospital está fechado."
Foi nesse momento que eu tive que fazer a pergunta de um milhão de dólares:
"O que o senhor fez a si mesmo para ocasionar tal mudança nessas pessoas?"
"Eu simplesmente estava curando aquela parte em mim  que os havia criado", disse ele.
                      
Não importa que tipo de problema existe, trabalhe em você mesmo.”
Ihaleakala Hew Len

Não entendi. O Dr. Len explicou-me, então, que entendia que total responsabilidade por nossa vida implica em tudo o que está na nossa vida, pelo simples fato de estar em nossa vida e ser, por esta razão, de nossa responsabilidade. Num sentido literal, o mundo todo é criação nossa.
Uau! Mas isso é duro de engolir. Ser responsável pelo o que digo e faço é uma coisa, ser responsável pelo que diz e faz outra pessoa que está na minha vida é muito diferente.
Apesar disso, a verdade é essa: Se você assume completa responsabilidade por sua vida, então tudo o que você olha, escuta, saboreia, toca ou experimenta de qualquer forma é de sua responsabilidade, porque está em sua vida.
Isto significa que a atividade terrorista, o presidente, a economia ou qualquer coisa que você experimenta e não gosta, está ali para que você a cure. Tudo isso não existe, digamos, exceto como projeções que saem do seu interior. O problema não está neles, está em você, e, para muda-lo, você é que tem que mudar.

Sei que isso é difícil de entender, menos ainda de aceitar ou de realmente vivenciar. Colocar a culpa em outra pessoa é muito mais fácil que assumir a total responsabilidade ,mas, enquanto conversava com o Dr. len, comecei a compreender essa cura dele, e que o Ho'oponopono significa amar-se a si mesmo. Se você deseja melhorar sua vida, você deve curar sua vida. Se você deseja curar alguém, mesmo um criminoso mentalmente doente, você o faz curando a si mesmo.
Perguntei ao Dr. Len como ele curava a si mesmo. O que era, exatamente, que ele fazia quando olhava os prontuários daqueles pacientes.
"Eu simplesmente permanecia dizendo 'Eu sinto muito' e 'Te amo', uma vez após outra", explicou-me.
"Só isso?"
"Só isso! Acontece que amar-se a si mesmo é a melhor forma de melhorar a si mesmo e, à medida que você melhora a si mesmo, melhora o seu mundo."

Resultado de imagem para dr len e joe vitale imagens 
 
O Ho'oponopono é mais uma ferramenta para nos auxiliar no processo contínuo de ser melhor a cada dia, de construir uma vida mais saudável e em harmonia. É uma ferramenta incrível que tenho utilizado em muitos momentos da minha vida, desde então, e com a qual tenho obtido resultados muito interessantes. Descobri, por exemplo, que quando pratico Ho'oponopono minhas energias vão sendo aos poucos restauradas, então eu me desligo daquilo que estava me incomodando e o problema muitas vezes deixa de existir, simplesmente porque mudo a maneira de olhar para ele. É como se eu saísse do centro do furacão e passasse a observar tudo de um outro ângulo, de uma distância segura o suficiente para não confundir o problema comigo mesma. O Ho'oponopono me possibilita estar mais no presente, mais próxima de quem realmente sou. E quanto mais me conheço e reconheço em mim a responsabilidade por tudo, menos expectativas eu crio em relação às coisas e às pessoas ao meu redor, menos poder eu dou a elas e mais forte e determinada me sinto.
 
Sinto muito. Por favor, me perdoe. Obrigada. Eu te amo.


Links relacionados:
A Força do Ho'oponopono
http://somostodosum.ig.com.br/artigos/espiritualidade/a-forca-do-hooponopono-12439.html

A incrível Arte da Cura dos antigos Kahunas do Havaí
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/hooponopono-incrivel-arte-de-cura-dos.html

Entrevista Com o Dr. Ihaleakala Hew Len
http://www.luzdegaia.org/hooponopono/len/entrevista_com_dr_Len.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário