quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O que você faz para ser feliz?


Neste início de ano, passada a euforia das festas e já voltando à velha rotina, fica ainda a sensação de que algumas coisas serão diferentes. As decisões tomadas nos últimos dias de 2016, o compromisso assumido de fazer as correções necessárias para seguir no rumo desejado, a vontade de vencer os desafios, tudo isso nos enche de determinação e coragem.

Aproveito essa energia favorável para refletir sobre um assunto que, com certeza, está em dez de cada dez pedidos para 2017: a felicidade. Tema que tem tudo a ver com a minha busca e com o que tenho encontrado nas minhas descobertas com os trabalhos manuais, especialmente o amigurumi. Começo com um poema de Rabindranath, citado por Osho, em seu livro Liberdade – A Coragem de Ser Você Mesmo,  que transcrevo a seguir:
“Tenho buscado e procurado Deus desde quando consigo me lembrar, por muitas, muitas vidas, desde o próprio início da vida. De vez em quando eu o avisto nas proximidades de uma estrela distante e me rejubilo e danço ao ver que essa distância, embora imensa, pode ser transposta. E empreendi a jornada e alcancei a estrela; mas, no momento em que a alcancei, Deus já havia passado para outra. E assim foi durante séculos.

“O desafio é tão grande que eu continuo a esperar sem esperanças... Tenho de encontra-lo, estou tão entretido nessa busca! A própria busca é tão intrigante, tão misteriosa, tão fascinante que Deus passou a ser quase uma desculpa – a busca passou a ser, ela mesma, o objetivo.
“E, para a minha surpresa, um dia cheguei a uma casa, numa estrela distante, com uma pequena inscrição diante dela dizendo, ‘Esta é a casa de Deus’. A minha alegria ultrapassou todos os limites – então finalmente eu tinha chegado! Subi correndo os degraus, eram muitos degraus que levavam até a porta da casa; mas, a medida que ela foi ficando mais próxima, um medo repentino se apossou do meu coração. Quando eu estava prestes a bater, estanquei com um medo que eu nunca conhecera, nunca imaginara, nunca sonhara ter. O medo era: se esta de fato é a casa de Deus, então o que farei depois de encontra-lo?

“Agora que a busca por Deus se tornou a minha vida, encontrá-lo será suicídio. E o que eu farei com ele? Nunca pensei em nada disso antes. Deveria ter pensado antes de iniciar a busca: o que eu farei com Deus?
“Eu peguei os meus sapatos nas mãos e, silenciosamente, desci os degraus bem devagar, com receio de que Deus ouvisse o barulho e pudesse abrir a porta, dizendo: ‘Aonde vai? Estou aqui, entre!’. E ao chegar aos degraus, corri como nunca. Desde então tenho buscado por Deus, procurando-o em todas as partes – e evitando a casa onde ele realmente mora. Agora sei que tenho de ficar longe daquela casa. E continuo a minha busca, apreciando a própria jornada, a peregrinação.”


Esse poema é muito profundo!

Quando falamos de felicidade e desejamos tanto ser felizes, precisamos estar atentos para não fazer da busca, o nosso objetivo. E cuidar para não procurar somente nos lugares onde sabemos que não vamos encontra-la.

Às vezes procuramos pela felicidade no outro, outras vezes achamos que ela depende de algo que ainda não temos, mas a verdade é que, como disse o poeta, “...a felicidade está sempre apenas onde a pomos, e nunca a pomos onde nós estamos”.

Nietzsche já dizia que uma era de felicidade simplesmente não é possível porque as pessoas querem apenas deseja-la, mas não possuí-la. E desejar a felicidade não basta para ser feliz. Porque felicidade não tem a ver com o que a gente quer, não tem a ver com o que a gente tem ou não tem, tem a ver com o que a gente é. Felicidade não depende de nada que venha de outro, não depende de nada que venha de fora, não está no tempo que temos ou que não temos, está no momento em que vivemos.

Então, neste ano de 2017, sabendo qual é a ‘casa’ onde mora a sua felicidade, não vá olhar para todos os lados e se esquecer de olhar para si mesmo. Não vá fazer mudanças externas quando o que precisa ser mudado está dentro de você. Assuma a responsabilidade por tudo o que te acontece e apenas viva. Tenha um caminho de luz. E seja Feliz!
www.imagensefotos.com.br



2 comentários:

  1. Muito profundo o texto. De verdade, a felicidade tão almejada está dentro de nós mas nem sempre a reconhecemos. Viver no presente e uma das maneiras de encontrá-la e vivencia-la! Lindo texto, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Marlene! Gastamos tempo e energia demais na busca, e de certa forma nos conforta o fato de estarmos lutando... eu é que te agradeço. um beijo.

    ResponderExcluir