quinta-feira, 30 de março de 2017

Páscoa: coelhos e ovos de chocolate!

Está chegando a Páscoa, a festa cristã que representa a ressurreição de Jesus Cristo e que significa a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade.

É tempo de celebração! E é nosso costume celebrar presenteando com ovos de chocolate. Um costume delicioso eu diria, mas vocês sabem de onde vem? Na verdade é um costume que vem de muito, muito tempo atrás, os povos do Mediterrâneo já tinham o hábito de presentear com ovos para comemorar o nascimento e a vida. Os ovos de galinha, que representavam a fertilidade e a vida, eram cozidos, pintados e distribuídos durante as festividades para celebrar o início da primavera e a época do plantio.

Já nessa época, o coelho era tido como símbolo da fertilidade, por dois motivos: primeiro devido à sua intensa prática reprodutiva e segundo porque, depois de um longo inverno escondidos em suas tocas, com a chegada da primavera, a estação que simboliza o renascimento, a floração e a vida, os coelhos eram os primeiros a saírem e começarem a reproduzir-se.

Em algum momento da história, para a nossa alegria, os ovos de galinha foram substituídos por ovos de chocolate, e coelhos de chocolate! Presentear com chocolate é reforçar o desejo por uma vida nova, com mais amor, união, esperança e felicidade.





O coelho que eu tenho para mostrar hoje não é de chocolate, na verdade é uma coelhinha muito fofa que vem desejar a todos os melhores sentimentos nesse momento festivo. Que possamos ressuscitar em nós a compaixão,  o amor ao próximo e o desejo por um mundo mais justo...



















Esta também é uma ideia legal para você presentear os pequenos que você ama. Que tal tentar fazer você mesmo? Tenho certeza que qualquer criança gostaria de um coelhinho assim, coelhinho de crochê Amigurumi, ainda mais se for feito por você e se ela puder acompanhar todo o processo.

Esta coelhinha foi feita em lá, agulha de crochê nº 2,5 e tem 60cm de altura.

















 

 
 
A VELHINHA, A GALINHA E OS OVOS DE PÁSCOA
(Conto Lituano de Nijole Jankute- Tradução livre de Olga Prokopowit)
 

Um comentário: